Em 2009 o Departamento Municipal de Cultura apresenta à Secretaria Municipal de Educação o projeto Ação Mairi – minha cidade minha cara, por ser um projeto com várias ações voltadas para a preservação do meio ambiente formou-se uma comissão envolvendo outras secretarias e segmentos. Para abertura das ações foi lançado o concurso ENFEITANDO COM CIDADANIA e os moradores de Mairi tiveram pela primeira vez uma decoração de Natal feita com materiais recicláveis espalhadas nas áreas públicas: Praça da Bandeira, Praça Ruy Barbosa, Largo Senhor do Bonfim, Praça da Lapinha e Contorno da Avenida Antonio Carlos Magalhães. Contando com a criatividade dos participantes do Programa Integração AABB Comunidade, PROJOVEM, Projeto Sonho de Vida da Igreja Católica, Associação Beneficente Nossa Senhora das Dores e a Nossa Brinquedoteca a decoração já nesse primeiro ano foi muito rica e variada..
Em 2010 A Secretaria de Educação, através do departamento de Cultura, por entender que o tema meio ambiente abrange os aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da sociedade, apresenta na jornada pedagógica o projeto para todos os gestores e educadores com o objetivo de se trabalhar Educação Ambiental nas escolas ao longo do ano com foco na reutilização de materiais (garrafas PETS, embalagens plásticas, etc) fazendo com que toda a população perceba que a Educação Ambiental não é restrita apenas ao ambiente escolar interno e assim através da educação escolar, desenvolver na população como um todo a preocupação com a preservação do ambiente e com os problemas que lhe são associados, oferecendo conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromisso para trabalhar na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos, melhorando a qualidade de vida.
Nesse segundo ano, o número de participantes aumentou e além dos grupos que participaram em 2009, contamos agora com 16 escolas municipais que além de “enfeitarem” as ruas e praças da sede do município embelezaram as sedes de Distritos e Povoados rurais
Assim, podemos concluir parabenizando o Prefeito Antonio Cedraz Carneiro por apoiar esta idéia e a todos àqueles que se envolveram conscientizando e embelezando a cidade, informamos também este ano na ornamentação natalina contamos com a participação de equipes: Casa das Famílias – CRAS, a garotada do PETI.
Em reunião de avaliação e levantamento de matéria reutilizado contabilizamos o uso de 30.000 garrafas Pet; 30.000 tampas de garrafas Pet; 6.000 tampas de garrafas de cervejas, 10.000 copos descartáveis; além de: pneus, latas de refrigerantes e cervejas, sacolas plásticas e outros materiais que ao invés de poluíção se transformaram em belas árvores natalinas, bonecos de neve, velas e presépios dando a cidade o toque especial do Natal.
Veja as fotos.
Veja as fotos.
Não há como não reconhecer a criatividade e até a leveza de algumas figuras. Parece que o Boneco de Neve, por exemplo, deveria ser o nosso e não o do Pólo Norte. Brincadeiras à parte, o Departamento de Cultura está de parabéns!
ResponderExcluir